Sintomas devocionais de reverência

sintomas devocionais cristãos
sintomas devocionais cristãos

Um devoto de Maria na via da reverência se vê como servo e pode experimentar ao longo da devoção, alguns sintomas devocionais.

Respeito

Como nas Bodas de Caná, Jesus, em respeito a sua mãe, obedeceu ao seu pedido e inaugurou sua vida profética, mesmo sendo contrário a isso. Depois disso, Maria pediu às pessoas para fazerem o que o filho pedisse e as pessoas obedeceram, também em respeito à Maria. 

Temor

Tomás de Kempis diz: “Os demônios tanto receiam a Rainha do céu que, como do fogo, fogem de quem invoca o seu grande nome”. Santa Brígida citou o que Maria lhe disse em visão: “Todos os demônios têm um grande pavor e respeito diante de meu nome”. E de fato, o padre exorcista Francesco também admitiu que um dia um exorcizado reconheceu que “cada conta do rosário é pra eles como uma chicotada”.

Reverência

Isabel quando viu Maria, se encheu de júbilo e em reverência, disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o filho que traz no ventre. É uma grande honra ser visitada pela mãe do meu Senhor”.

Dependência

São Bernardo diz: “Em solidão espero teu consolo, em meus aposentos esperarei por tua misericórdia”

Formalidade

Sintomas devocionais recheadas de palavras bem floreadas, construídas com esmero, poéticas e bem montadas como essa de Alano de Lille: “O óleo cura os enfermos, exala perfume e alimenta a chama. Também o nome de Maria cura os pecadores, perfuma o coração e inflama o amor divino”

Espanto

Conta-nos a história que havia um cavaleiro ateu e debochado que zombou da romaria à Aparecida. Desafiando os devotos, disse que entraria a cavalo na igreja e foi mesmo. Só que no dia, ao tentar entrar a galope na igreja, o cavalo empinou e cravou as quatro patas no lugar e não saiu de lá, parecendo pesar uma tonelada. O cavaleiro espantado, desceu do cavalo, se prostrou diante da imagem de Maria e pediu perdão. 

Segurança

Como disse Montfort “os devotos de Maria podem aí fazer seu ninho e repousar à sombra do calor do sol, e proteger-se em segurança contra as bestas ferozes”. 

Assombro

Adão de Perseigne disse: “Quando fostes assunta deste mundo malvado à glória do céu, tornaste-te, à todas as potências do mal, tão terrível quanto exércitos com estandartes desfraldados. Os céus estremeciam de alegria, anjos tributavam honras e apareceste aterradora aos demônios”

Deslumbramento

Bernadette, ao descrever sua visão de Nossa Senhora de Lourdes, disse: “É de tal modo bela que, vista uma vez, querer-se-ia morrer para se poder voltar a vê-la”

Esses sintomas devocionais são da via da Reverência. Para conhecer mais sobre essa via, clique aqui

Faça o primeiro comentário a "Sintomas devocionais de reverência"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*