
O que falam eles os Santos e Sábios cristãos sobre o caminho da reverência?
Pseudo-Atanásio disse: “se o filho é Rei, justamente a mãe deve considerar-se e chamar-se Rainha”. São Bernardino completou: “Desde o momento em que Maria aceitou ser mãe do Verbo eterno, mereceu tornar-se Rainha do Mundo e de todas as criaturas”.
Maria é chamada Rainha. Mas Jesus não é o Rei? Sim. O único. Mas, dizem os sábios, o reinado é compartilhado, estendido à Maria, sua mãe.
S. Afonso disse: “Por isso deve-se julgar que a glória do reino não só é comum entre a Mãe e o Filho, mas também que é a mesma para ambos”.
São Cirilo, no concílio de Éfeso, disse: “Sabeis todos que é fácil àqueles que a rainha favorece com sua proteção, ter entrada na corte e alcançar o que deseja”. E Santo Atanásio confirmou: “Maria, no céu, fica ao lado de seu filho, como Rainha e Soberana”.
São Tomás de Aquino disse: “o Anjo reverenciou a Bem-Aventurada Virgem, como mãe do Soberano Senhor e, assim, ela mesma como soberana. O nome de Maria em siríaco significa soberana, o que lhe convém perfeitamente” e São João Eudes a chamou de “Soberana Imperatriz”.
Se Maria é Rainha, todos somos seus servos e São Bernardino de Sena ainda arrebata: “Todos estão sujeitos”. Todos? Sim, “até o próprio Deus” ele diz. E de fato, Cristo se submeteu à mãe (Lucas 2:51) e essa sujeição mútua não desmerece ninguém, pelo contrário, exalta. Pois no amor não há hierarquia. Por isso São Bernardo diz de Maria: “Basta a tua vontade para que tudo faça”, pois assim foi em Caná quando por uma sugestão, Jesus obedeceu. E por outra sugestão, todos obedeceram a Cristo.
E é então nesse humor que reverenciamos Maria por essa via: Rainha do Céu e da Terra, como seu filho Jesus Cristo, Rei dos Reis.
Leia histórias desse caminho, como santos e sábios cristãos falam em reverência e como a Rainha interage com seus servos, clique aqui
Faça o primeiro comentário a "Santos e Sábios cristãos falam em reverência"