A obediência: desconcertante e linda

A obediência de Jesus
A obediência de Jesus

A obediência de Cristo à Maria é o que há de mais desconcertante e lindo no caminho devocional da doçura.

O evangelho diz em Lucas 2:51: “e era-lhes obediente“.

Obediência desconcertante porque como diz São Bernardo: “É a ele (Jesus), que todos os anjos estão sujeitos, que os principados e potestades obedecem: e contudo submete-se a Maria e humildemente executa todas as suas ordens“.

Lindo porque como diz Bossuet: “Transportemo-nos, cristãos, à pequena casa de Nazaré, à humilde habitação de Maria e José. Ali serão feridos nossos olhos de um espetáculo digno de toda a nossa admiração; ali veremos o nosso Jesus submeter-se, por amor, e nada mais fazer, até à idade de trinta anos, do que obedecer

São duas alternativas…

São duas alternativas e as duas são magníficas: ou Maria é tão elevada que fez Jesus se curvar a ela, ou Jesus tem profunda humildade que faz o criador servir à criatura. De qualquer forma, como diz São Bernardo: “tanto uma como outra igualmente são dignas de admiração“.

Mesmo na infância ou juventude, quantas coisas o Onipotente deixou de fazer para simplesmente servir seus devotos? Sim, porque as tarefas em Nazaré eram mecânicas, aparentemente de menor importância comparada com o que ele podia oferecer, mas assim são os propósitos divinos, desconcertantes, pois há tanto sentido naquelas varridas matinais na casinha de Nazaré! Há tanto em só buscar água no poço ou ajudar o pai na confecção de alguns móveis. E como há!

Tão humano que chega a ser imitável. Como diz Pinnart: “dia virá em que conhecerás todo o fruto da vida oculta de Deus”. E o mesmo autor termina sua citação com a força dessas palavras: “Meu filho, não te esqueças que por teu amor e para te deixar um belo exemplo a seguir, Jesus Cristo, teu Salvador, obedeceu trinta anos a duas criaturas suas; não olvides que levou a perfeição da obediência até morrer sobre a cruz; não percas de vista que o discípulo não deve ser mais do que o mestre; se o teu Salvador toda sua vida submeteu a sua vontade, bem justo é que também submetas a tua! Coragem pois! A tua recompensa é o céu.

Conheça mais o caminho da doçura, clique aqui para saber mais

Faça o primeiro comentário a "A obediência: desconcertante e linda"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*